Sobre a peça
Texto: Pedro Garrafa
Direção: Pedro Garrafa
Elenco: Amanda Pithon, Kauê Monzillo, Mariana Medeiros, Marô Stagni e Marrie Italiano.
Teatro Teatro com desconto
POR UM FIO é um espetáculo voltado ao público jovem de 10 a 14 anos, que fala sobre as CONEXÕES humanas, a dependência das Redes Sociais e o TEA - Transtorno do Espectro Autista.
Escrito e dirigido por Pedro Garrafa, com co-direção de Paulo Sommer o espetáculo é uma produção da Equipe Flávia Garrafa, empresa que é referência na área de Teatro e Educação há 30 anos e tem no elenco seus professores e professoras, psicólogas e arte educadores: Amanda Pithon, Kauê Monzillo, Mariana Medeiros, Marô Stagni e Marrie Italiano.
A HISTÓRIA
A peça conta a história de duas jovens garotas que se conectam com o mundo de maneiras bem diferentes. Lorena é uma sucesso nas redes sociais! Mesmo tendo somente 13 anos, já atingiu a marca de 890 mil seguidores e passa os dias “produzindo conteúdo” para as redes sociais. Maria Augusta é uma garota de 14 anos diagnosticada dentro do espectro autista. Ela ama o mundo das marionetes e sabe tudo sobre elas. Quando os pais de Lorena e Maria Augusta resolvem morar juntos, a vida das duas meninas se transforma a partir da conexão entre elas. Temas como o TEA, a dependência das redes sociais, o carinho e as conexões humanas são abordados nessa história comovente e divertida.
O TEMA
A tecnologia e as redes sociais vêm escancarando uma realidade que não é exatamente nova: a ilusão de que, rodeado por pessoas, estamos conectados. Muitas vezes, é exatamente esse efeito que nos impede de estabelecer uma troca genuína com quem amamos. Afinal, estar genuinamente conectado exige tempo, troca e dedicação, ingredientes incompatíveis com a velocidade do mundo digital e as exigências que as redes sociais nos fazem para “ser parte” delas. O resultado é o que podemos enxergar na sociedade contemporânea: cada vez um número maior de pessoas “seguindo e sendo seguidas” por muitos, mas sem conseguir trocas mais profundas com quem convive. Isso gera um sentimento de isolamento em meio a tanta gente.
Para os jovens, que já nasceram nesse mundo das redes sociais, esse efeito de “desconexão conectada” se torna ainda mais grave. É notável a dificuldade crescente deles em estabelecerem vínculos mais profundos fora do mundo virtual. O espetáculo POR UM FIO discute a qualidade das conexões que fazemos quando apresenta o embate entre uma garota cheia de conexões virtuais com outra personagem que, a partir de sua neuro divergência, se conecta de maneira diferente às pessoas e ao mundo.É a partir desse choque de diferentes idéias de conexão e do reconhecimento de diferentes formas de isolamento que as personagens e a platéia vão refletir sobre que rumo damos às nossas formas de se relacionar fora das redes.